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A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO CORRETA E CONHECIMENTO NA GESTÃO DE OPME

As organizações possuem e geram informações, dados e conhecimentos continuamente. A forma com que são gerenciados, disponibilizados e utilizados por todos os envolvidos garante a boa governança de uma empresa. No ambiente empresarial, as informações e o conhecimento gerados auxiliam na estruturação do planejamento estratégico, na comunicação com as partes interessadas, bem como na correta tomada de decisão – fatores cruciais para se atingir a excelência da gestão em suas operações (MARTINS, 2014).

A informação é cumulativa e o conhecimento é seletivo. Qualquer indivíduo possui a capacidade de criar inúmeros fatos, porém, estes quando lançados de forma solta, aleatória e sem nenhuma conexão não possuem valor significativo. É preciso interpretar os fatos, compará-los com referências existentes e assim torná-los conhecimento.

É fundamental a dedicação em buscar informações tanto quanto possível sobre tendências, seu objeto de trabalho, ideais, empresas e serviços, para assim estar sempre preparado para “agarrar” as oportunidades e ser um profissional de destaque, uma empresa de confiança e ofertar serviços de excelência.

Muitas dificuldades são encontradas na auditoria cirúrgica de OPME, no que se trata do entendimento e definições sobre pacote, conta aberta, protocolo, projeto, faturamento direto e faturamento do hospital.

As empresas se utilizam dos abrangentes recursos tecnológicos para digitalizar e tornar conhecidas as informações obtidas ao longo dos anos por seus colaboradores, porém estes dados eram lançados sem nenhum critério. Torna-se imprescindível a cada dia o acesso a informações reais e confiáveis, e também profissionais que de fato compreendam o que se busca, munidos de conhecimento para interpretar as informações obtidas e assim ser capaz de separar dados, analisar possíveis abusos, erros e até mesmo inputs equivocados.

Mediante as alterações realizadas nas áreas de pagamento das empresas de saúde, o conhecimento se torna a principal “arma” para o correto gerenciamento deste sistema. A ausência deste requisito gera o risco financeiro, caso o gerenciamento de rentabilidade e gastos, caso não estejam bem definidos e implementados na Instituição.

“Quando o assunto for OPME, se não houver diálogo e parceria entre os players dificilmente ocorrerá a diminuição dos custos” segundo Alexandre Almidoro Enfermeiro especialista em OPME da BP. A equipe de negociações deve estar bem preparada para esta tarefa, onde toda informação absorvida e transformada em conhecimento proporcionarão a garantia de sucesso e bons negócios.

As instituições devem possuir uma especializada equipe técnica, para elaboração de protocolos institucionais e precificações. Em muitas situações os colaboradores assistenciais como os enfermeiros, técnicos de enfermagem, instrumentadores e principalmente os cirurgiões não possuem conhecimento sobre os custos para o hospital quanto à utilização de um material específico. Possuir treinamento sobre valores, custos e preços é de grande importância para entenderem a parte financeira da instituição. “A partir disso, existirá o conhecimento sobre utilizar aquele hemostático, aquela broca, aquele fio, aquele avental descartável” de acordo com Almidoro.

Uma nova economia surgiu em escala global nas duas últimas décadas. Chamo-a de informacional e global para identificar suas características fundamentais e diferenciadas e enfatizar sua interligação. É informacional porque a produtividade e a competitividade de unidades ou agentes nesta economia (sejam empresas, regiões ou nações) dependem basicamente de sua capacidade de processar e aplicar de forma eficiente a informação baseada em conhecimentos. É global porque as principais atividades produtivas, o consumo e a circulação, assim como seus componentes (capital, trabalho, matéria-prima, administração, informação, tecnologia e mercados) estão organizados em escala global, diretamente ou mediante uma rede de conexões entre agentes econômicos. (CASTELLS, 2000)

O diferencial das empresas e dos profissionais está diretamente ligado à valorização que dão à informação, ao conhecimento e como os utilizam no atendimento às demandas do mercado e na busca de soluções inovadoras. O processo de gestão de informação e conhecimento interliga os demais critérios de excelência, porém ele permeia todo o sistema, para que assim o conhecimento, experiência e aprendizado possam realimentar a gestão da empresa.

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